quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Fuga






NA DÚVIDA EU FALO NÃO, OU NA MELHOR DA HIPÓTESE EU FALO, SERÁ?



                   Hoje presenciei a primeira fuga da clínica. Presenciei é a maneira de falar, quando eu cheguei me avisaram que um interno tinha fugido.

                   Como ja comentei é meio que impossível se internar por livre, espontânea e boa vontade. O adicto sempre acha que pode sozinho, mas depois que esta aqui e esta vivendo a programação é super chato chegar e ouvir essa noticia.

                   Vocês devem estar perguntando como se foge?, pois, lá vai a explicação.

          Em média, a primeira internação é de seis meses sem choro nem vela. De onde tiraram esses seis meses?

          Da prática profissional.

          Seria mais ou menos assim:



Primeiros 2 meses de desintoxicação.

Os outros dois meses para aprender a programação dos doze passos.

Mais um mês para passar o conhecimento obtido para os novos integrantes, praticar a humildade e o último mês de reinserção.

                   É claro que esse tempo pode aumentar, mas nunca vi diminuir.

                   Quando chega ao terceiro mês então, os mais antigos ficam ajudando como GAPs (Grupo de Apoio ao Paciente) que consiste em observar os comportamentos, vigiar o ir e vir dos internos e é nesta hora depois de conquistar a confiança que alguns por não estarem sobre a mira dos coordenadores aproveitam para fugir.

                   E ai eu me pergunto. O que uma pessoa dessas tem na cabeça? Fugir para que? Voltar a estaca zero? Perder a confiança conquistada depois de meses de sofrimento, porque vou te falar:

Ficar internado é:



PHODA!!!!



                   Ninguém merece dormir com no mínimo oito neguinhos no quarto, pessoas que não conhecemos, uma comida simples de tudo, um ambiente muito “humilde”.

                   Eu não sou e nunca fui rico, mas mesmo na humildade do meu lar eu dormia em colchão sempre muito bem limpo, com roupas de camas cheirosas, sem fumaça de cigarro no ambiente familiar, comida muito bem diversificada com frutas, legumes e MUITA CARNE.

                   Por essas e outras não foi nada fácil estar internado e entendo o sofrimento dos que estão. Eu ainda podia ir embora a hora que eu quisesse ja que eu estava em uma Comunidade Terapêutica, ja aqui é uma Clínica Compulsória em que não tem como querer ir embora. Tem que ficar seis meses e ponto final. É UMA PRISÃO.

                   Agora se a pessoa foge o tratamento volta ao zero e lá vem mais seis meses.

          Normalmente por causa de uma semana ou um mês de uso de drogas. Depois se arrepende e pede ajuda novamente para a familia e acontece uma internação. Tem pessoas aqui com 16 internações sem conclusão. É muito sofrimento.

         Felizmente eu sei o que eu quero para a minha vida agora e tenho prazer na minha recuperação. Espero que eu consiga passar a felicidade de estar em recuperação para as pessoas que estão ao meu redor.



ETERNAS IMCOMPARÁVEIS 24 HORAS DE SERENIDADE E SOBRIEDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário