terça-feira, 1 de novembro de 2011

Segundo passo


A SERENIDADE É FRUTO DA MENTE BEM ESCLARECIDA E BEM NORTEADA POR UM PENSAMENTO SAUDÁVEL.  
                                                  
                   Que alegria é chegar esta hora em que posso colocar meus demônios para fora. O dia foi bem corrido, mas não é o cansaço que esta me pegando, mas sentir que alguma coisa não esta sob o meu controle, e é sobre isso que coincidentemente eu começarei a falar este mês:

O Segundo Passo de Narcóticos Anônimos:

Viemos acreditar que um Poder maior do que nós podería devolver-nos a sanidade.

                   Acredito que a sanidade venha se encaixar entre outras inúmeras definições, como uma bem simples, que é saúde mental, e se eu tenho essa tal de saúde mental, porque fico tentando achar pelo em ovo ou chifre em cabeça de cavalo?
                   Sabe aqueles dias que você acorda sabendo que algo vai acontecer, pois bem, esse foi o meu dia e reconheço que sou tão insano que esperei até agora (18 horas) para perceber que já deveria ter feito o que postei anteriormente: Ter dobrado os meus joelhos e pedido para Deus me dar força para enfrentar esse suposto problema pressentido por mim, e retirar esse sentimento angustiante.

É isso que vou fazer agora.

          Vou interromper a digitação. Vou ajoelhar e vou orar pedindo para que Deus retire esse mal estar que esta tomando conta de mim, e mesmo sem vocês saberem daqui a alguns minutos eu volto a digitar o blog.

PRIMEIRO AS PRIMEIRAS COISAS.
                  
                   Pois bem, não demorou muito, 15 minutos foram suficientes para eu dizer para Deus o que estava acontecendo comigo e já estou aqui de volta, não deu nem tempo do joelho doer.
                  Viver o segundo passo é muito difícil, porque o Fábio sempre teve o controle de tudo em suas mãos, ou pelo menos, ele achava que tinha, e quando eu me internei, e uma programação vem me dizer que eu tenho que acreditar que um Poder maior do que eu vai me devolver a sanidade, eu quero lutar comigo mesmo achando que a minha sanidade pode voltar através de medicação (isto porque eu já fazia tratamento psiquiátrico há 3 anos), internação, afastamento das drogas, mudança de amizades, de cidade, laborterapia, novos relacionamentos amorosos, uma nova faculdade...
                   Não tenho sombra de dúvidas de que todos os itens citados são coadjuvantes nesse retorno de sanidade, mas quem me oferece todos eles e a maneira de como utilizá-los é um Poder Superior.
                   A programação de Narcóticos Anônimos me fala em Poder Superior, mas como este blog não é filiado ao NA eu vou deixar bem claro que meu Poder Superior é DEUS que um dia enviou Jesus Cristo a este mundo para me redimir por todos meus pecados e ainda por cima me deixou um Consolador chamado Espírito Santo que me consola neste exato momento em que eu escrevo, acreditando que este texto ajudará alguém na mesma situação que eu estou sem talvez precisar perder tudo o que eu perdi e estar internado em uma clínica.
                   Muitas vezes me envergonho em não viver o segundo passo.  Eu acordo, repito o jargão para eu mesmo escutar, mas segundos depois lá esta o Fábio querendo fazer do jeito dele, acreditando que “o fazer algo” e não o “acreditar em algo” é o que vai devolver sua sanidade.
                   Mas, neste exato momento, posso afirmar que eu acredito que Deus já me devolveu a sanidade, que em alguns momentos eu perco, e tenho uma tendência em fazer coisas erradas, o que acredito que até seja normal.
 Quem não tem seus momentos de loucura?
                   O que não posso é ser insano ao ponto de voltar a fazer as mesmas coisas que fazia antigamente achando que vou obter resultados diferentes ou até mesmo acreditar que pelo "meu fazer" eu vou me manter são.
                   Vejo que a sanidade não é adquirida pelo esforço e sim pela misericórdia desse Deus maravilhoso em que eu acredito.
                   Vamos ter o mês todo para detalhar sobre o segundo passo.

 INFINITAS BOAS 24 HORAS

2 comentários:

  1. Bom...grande benção é que vc ja sabe que o Poder superior é o Nosso DEUS...Ele pode estruturar vc plenamente para viver uma vida de vitórias Fabio. Como todos nós vc tem lutas e pensamentos millll!!! mas a Palavra de DEUS diz pra mim e pra vc que podemos transformar nossas mentes. Em romanos 12:2. Um grande abraço e conte com minhas orações e amizade. bjo Patrícia Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Hoje estou precisando muito da oração da serenidade,e achei essa muito adquada.
    ORAÇÃO DA SERENIDADE

    "Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

    Esta Oração me tem proporcionado uma nova vida.

    1. ACEITAR AS COISAS QUE NÃO POSSO MODIFICAR:

    São muitas as coisas que não posso modificar; o passado, o futuro e nem outras pessoas.

    Preciso aceitar o fato de que posso ser atencioso e bondoso com meus familiares, porém não mais tempo do que se lhes esta reservado estar aqui na Terra. A perda de amigos deve ser aceita como se eles tivessem se mudado para muitas milhas de distância.

    Eu não posso modificar as pessoas, elas continuarão fazendo as coisas à sua maneira, apesar de que eu tente dizer-lhes, muitas vezes, qual é a melhor forma...(A MINHA). A quem posso eu mudar? A MIM MESMO.

    2. CORAGEM PARA MUDAR AQUELES QUE POSSO:

    Isto é, mudar minha maneira de ser.

    O Senhor! permita que eu mude os meus sentimentos em relação aos outros. Ao invés de criticá-los, devo aceitá-los como eles são e estar interessado em seus problemas, ao invés de ignora-los. devo ser afetuoso com os outros, ao invés de mostrar-me frio e insensível.

    Permita-me Senhor, que eu mude minhas emoções, colocando esperança, amor, coragem, paz e alegria em minha vida, em lugar de amargura, temor, desgosto, ódio e ressentimento. Todas estas coisas eu posso modificar, se for suficientemente inteligente para reconhecer a necessidade de fazê-lo.

    3. SABEDORIA PARA DISTINGUIR UMAS DAS OUTRAS:

    Se vejo coisas de que não gosto, é hora, é hora de examinar a MIM MESMO: minhas atitudes, minhas reações e reconhecer se necessito mudar algumas delas.

    Examinaremos uma vez, outra e mais outras, antes de criticar os outros. Compreendo que minha vida está intimamente ligada a outras vidas, mas estou tendo sabedoria suficiente para entender que não posso mudar os outros, mas posso mudar, minha maneira de pensar, atuar e reagir. Então, a resposta à minha Oração é DEVO E POSSO MUDAR SOMENTE A MIM MESMO.
    Roberta

    ResponderExcluir