quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Os 12 passos - Inventário diário.

ENVELHECER É PASSAR DA PAIXÃO PARA A COMPAIXÃO

     Só tenho a dizer que a cada dia estou mais empolgado com o blog e deixar uma dica valiosa:

Leiam os comentários postados que estão bárbaros.

     Começarei hoje a falar mais sobre o que esta me ajudando a me manter limpo, e isso se resume em primeiro lugar à:

1. Conceber Deus em minha vida, pois, pode acreditar que, conhecer Deus, viver Deus e conceber Deus tem uma grande diferença. Com a prática dos 12 passos eu passei por todas estas fases e hoje eu concebo Deus em tudo o que eu faço e em tudo que acontece em minha vida. Resumindo, eu ajo na frente dos outros como se eu estivesse sozinho, e ajo quando estou sozinho como se estivesse na frente de uma multidão. Porque, mesmo dentro de um banheiro com a luz apagada, tudo o que eu fizer sozinho Deus estará vendo, portanto, eu tenho que concebê-lo em tudo o que eu faço, digo e penso.

2.  Praticar os 12 passos de NA (Narcóticos Anônimos)

3. Ter muita boa vontade para praticar TODOS os passos todos os instantes.

     Para não ficar maçante (e não é essa a finalidade do blog) eu comentarei como pratico cada passo em minha vida e começarei pelo décimo passo que é o que me incentivou neste projeto.

O slogan do décimo passo é:  

“Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.”

     Darei uma breve explanação do que o décimo passo significa para mim.
Por que para mim?
     Porque os passos, bem como a recuperação, são vividos de maneira individual e cada um interpreta os passos conforme seu comprometimento com o programa. É uma evolução.
     O inventário (por mim usaria uma palavra mais simples) é uma descrição/verificação de todos os acontecimentos positivos e negativos ocorridos em seu dia, bem como a interpretação de como você os enfrentou.
     É ele que me diz o quanto estou subindo e o quanto estou descendo em minha recuperação. Se estiver feliz demais uma luz se acende, se estiver triste demais uma luz também se acende. Altos e baixo fazem partes de minha vida, mas não tão altos ou tão baixos.
     Alguns fazem o inventário mentalmente, outros colocam tópicos de situações positivas e negativas que acontecem durante o dia, outros fazem textos longos sobre os quais refletem enquanto escrevem, outros não fazem nada disso.  kkk
 Quem esta certo?
      Aquele que começa a fazer e pronto.
     Eu já passei por todas as fases descritas acima e hoje resolvi além de escrever, postar neste blog, e com a ajuda de vocês, que estarão lendo, ajudar a me sinalizar no que posso melhorar.
     Faz quatro meses que escrevo meu inventário e postarei o atual e um antigo, para vocês terem a noção do quanto tenho me tornado melhor com a prática dos doze passos, principalmente o décimo, que com o passar do tempo tem que se  policiar para não deixar de lado.
     Abaixo uma orientação para a realização do décimo passo extraída do livro azul de NA pág. 46

“ A primeira coisa que fazemos é parar! Depois nós damos um tempo e nos permitimos o privilégio de pensar. Examinamos nossas ações, reações e motivos. Muitas vezes, descobrimos que estamos nos saindo melhor do que temos sentido. Isto nos permite examinar nossas ações e reconhecer o erro, antes que as coisas piorem. Precisamos evitar racionalizações. Prontamente admitimos nossos erros, não nos justificamos”

e é claro, procuramos ajuda para não errar mais e manter-nos em recuperação. Está é a finalidade do décimo passo para mim.
     Postarei sempre o inventário relativo ao dia anterior e a partir da semana que vem, postarei alguns relativos a 4 meses atrás, é que no momento estou sem eles a mão aqui comigo.

Inventário do dia 04
     Acordei muito bem obrigado e fui visitar o pessoal da Unimed SJC onde eu trabalhava como Auditor, falo isso não para me aparecer, mas para que fique bem claro que a doença de adicção ataca todos, e fui super-híper-mega bem recebido. Visitei a empresa toda, já que eu tinha muitas amizades com o pessoal da limpeza, da copa, auditoria, intercâmbio, contas, RH, jurídico...
     Então foi a festa. Revi grandes amigas e não citarei nomes para não esquecer ninguém. Fiquei emocionado de ver que as pessoas me respeitam e que torcem por mim. Deu uma saudade... mas estou somente colhendo o que plantei. Agora não adianta chorar pelo leite derramado. O que tenho que fazer é limpar a sujeira e comprar um leite novo.
     Chegando em casa fiquei sentado no computador o dia todo mandando scraps com o endereço  do blog e olha que deu resultado. A noite já tinham ocorridos 112 acessos.
          Estou no momento em São José dos Campos na casa da minha irmã, já que depois de 6 meses de internação foi autorizado que eu viajasse com a minha família.
          Aproveitei para começar a reparar os estragos que deixei como: contas bancárias negativas, faculdade em aberto, sobrinhos sem um tio, uma mãe fazendo quimioterapia sem um filho enfermeiro por perto... mas isso é só uma licencinha, depois volta tudo ao normal. Continuarei internado pelo menos mas um mês. 
         Aproveitei para visitar minha avó em Santo André, passar pelo meu psiquiatra em Bauru e visitar minha irmã aqui.
         Também estava tudo certo para eu começar um estágio em uma empresa que trabalha com adictos em Piracicaba e na verdade estava só aguardando a ligação para saber qual o dia que eu retornaria para la para começar o estágio.
        Qual não foi minha surpresa quando recebi a ligação. O coração saltou pela boca e a pessoa responsável disse que infelizmente eu não iria começar por alguns motivos burocráticos e um deles era o fato de eu não ter um Pós-graduação em Álcool e Drogas que eles tinham me sugerido custear num primeiro momento. Nem precisa falar que fiquei sem ação e até pensei que era uma pegadinha, mas não era. Eu tinha sido excluído, e olha que eu passei essas semanas em razão disso. Mas não demorou alguns segundos e eu já disse pra mim mesmo. Toma vergonha na cara e corre atrás do prejuízo. Fecha-se uma porta e abrem-se vários portões.
       Não demorou uma hora e o telefone tocou e era meu amigo Carlinhos falando mais que a Emília e de tudo que ele falou o mais importante foi:
     “Você não conseguiu o estágio que tanto você estava querendo?.  Corre para o teu quarto ajoelha e agradece a Deus por isso. Tudo tem um porque na vida. Não fique triste não.
               Foi um tapão na cara. Ele falou com tanta convicção e fé que não tenho sombra de dúvidas que Deus usou desse amigo para falar comigo, sem contar os comentários postados todos os dias. A dor da noticia é inevitável, já que estava contando com isso para “recomeçar a vida”, mas estes eram os meus planos e não os planos de Deus, agora o sofrimento é opcional e este eu não vou pegar para mim mesmo. Se não for assim que farei a pós-graduação com certeza será de outra maneira. Só não sei qual ainda, mas vou descansar no Senhor.

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com minha destra fiel.      Isaias 41:10

              Isso é um exemplo de inventário. Após escrevê-lo eu procuro ver onde errei para consertar e onde acertei para fazer melhorar no outro dia.
     Existem algumas perguntas básicas que nos norteiam em que pensar para escrever o inventário e eu postarei para vocês amanhã.
              Mas já que os problemas que eu tenho vivido não são nada comparados ao  vídeo que recebi no facebok eu me calo e agradeço a Deus por me poupar tanto.
     Só por hoje eu fico feliz com meus problemas porque Deus me fortalece para vencê-los.
     Antes que me esqueça,  eu fui ingrato com minha amiga Sabrina, ao não colocá-la com meu pai, como uma das mais importantes co-dependentes da minha vida na postagem de ontem kkk
     Faço um último pedido a vocês.  Não consegui postar o vídeo aqui no blog, então vejam la no facebook que vale a pena fabio.andrade.2010@hotmai.com esta no meu perfil e chama-se digno de compartilhar. Que irônico ja que não consegui compartilhar aqui rsrsr

 Ate amanhã. 

Fiquem pelo menos com esse vídeo de louvor lindo mandado pela miha linda Izabel.






Um comentário:

  1. Esse louvor é sem palavras lindo, é pouco ... rsrs
    sempre q estou triste, chatiada, e mtas vezes com vontade de jogar tdo pro alto ouço esse louvor e atraves dele dentre tantos outros encontro forças pra continuar....
    q ele venha esta gravado no seu ♥ e vc nunca se esqueca q Deus fez, faz e sempre fara tdo por vc Ele nao abre nao da sua vida....
    te conhece, te ama e te aceita mesmo com todos os erros ja cometidos, com tdos os defeitos e falhas ate pq tdo isso é mto pequeno perto de tdo q Ele quer e vai fazer pela sua vida....
    a cada dia creio q Ele tem te moldado, te transformado e te capacitado pra enfrentar o q for e ainda sim permanecer na sua presença..... sempre
    ate pq nossa recompensa maior é a SALVAÇÂO a qual iremos receber qdo tdo isso acabar....
    as lutas, as provas, as dificuldades, os problemas.... sao passageiros eterno so JESUS nas nossas vidas

    ResponderExcluir