sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Os 12 Passos

TODOS SOFREM. TODOS CHORAM. ADULTOS E CRIANÇAS. A DIFERENÇA ESTA EM COMO REAGIMOS...

     Continuarei a postar as questões relativas ao décimo passo hoje, mas fiquei a pensar que mesmo não tendo como explicar os 12 passos de NA de uma só vez, eu deveria pelo menos colocar quais são eles e ai vão:

Os doze passos.
1. Admitimos que éramos impotentes perante nossa adicção, e que nossas vidas tinham se tornado incontroláveis.
2. Viemos a acreditar que um Poder maior do que nós poderia devolver-nos à sanidade.
3.  Decidimos entregar nossa vontade e nossas vidas aos cuidados de Deus, da maneira como nós O compreendíamos.
4.   Fizemos um profundo e destemido inventário moral de nós mesmos.
5.  Admitimos a Deus, a nós mesmos e a outro ser humano a natureza exata das nossas falhas.
6.    Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.
7.  Humildemente pedimos a Ele que removesse nossos defeitos.
8.  Fizemos uma lista de todas as pessoas que tínhamos prejudicado, e dispusemo-nos a fazer reparações a todas elas.
9.  Fizemos reparações diretas a tais pessoas sempre que possível, exceto quando fazê-lo pudesse prejudicá-las ou a outras.
10. Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados admitíamos prontamente.
11. Procuramos, através de prece e meditação, melhorar o nosso contato consciente com Deus, da maneira como nós O compreendíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós, e o poder de realizar essa vontade.
12.  Tendo experimentado um despertar espiritual, como resultado destes passos, procuramos levar esta mensagem a outros adictos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.

     Quando eu fui internado há seis meses, eu não sabia o que eram os doze passos, e quando vi um quadro pendurado na parede com esses dizeres, percebi naquele instante o porquê eu estava nesta clínica e o que ela diferenciava de um hospital psiquiátrico ou de um tratamento ambulatorial.
     Quero deixar bem claro que não estou desmerecendo nenhum desses métodos, muito pelo contrário, conheço muito bem todos eles. A única coisa é que cada pessoa tem o seu remédio e o meu foi internação com base nestes passos. Também sei, que muitos não se adequam a esse tratamento, mas como comigo funcionou é por isso que é sobre ele que vou falar.
     É Deus e os doze passos que estão me mantendo sóbrio por todo este tempo. No momento continuarei batendo na tecla do inventário da qual eu já comecei e amanhã começarei a falar do Primeiro Passo enquanto eu continuo à postar as questões:


Vamos lá então as perguntas do meu inventário:

1.    Percebo alguns “velhos padrões” em minha vida de hoje? Quais?
Sim. Seria hipócrita se dissesse que não. Ainda sou muito carente, egocêntrico, imediatista, ansioso... Vamos parar por aqui, senão não vai dar para postar mais nada por hoje kkk. A única diferença é que agora reconheço esses defeitos de caráter e peço para que Deus os remova (sétimo passo). Tenho ciência da presença deles e não os nego e muito menos os anestesio usando drogas.

2.    Fui ressentido, egoísta, desonesto ou medroso?
Sim. Ressentido com o meu psiquiatra e medroso por achar que não vou conseguir enfrentar os problemas. Mas podem ficar tranquilos que ao mesmo tempo em que os sentimentos me vêm eu os mando ir embora. Nesta pergunta fica explícito que se eu responder sim a algumas das questões é porque eu estou me desviando do programa.

3.    Eu contribuí de alguma forma para sofrer decepções?
Essa é a única resposta que sempre será sim em meu entendimento. Aprendi que ninguém faz conosco aquilo que não permitimos, portanto, eu sempre contribuo de alguma forma para sofrer decepções. Já que deposito expectativas em meu próximo que talvez ele não possa corresponder, pelo menos, não da maneira que EU quero.

4.    Fui amoroso e gentil com todos?
Pelo menos tentei kkk .

5.    Tenho me preocupado com o ontem ou com o amanhã?
Claro. Mas de maneira bem sadia. Vejo o ontem como um trampolim para o amanhã. Não fico chorando sobre o leite derramado. Eu uso as coisas ruins como lembrete para não realizá-las novamente e quanto ao futuro, não fico fazendo castelos de areia, mas também, não espero que ele caia no dia de hoje de paraquedas. Eu planejo cursos, faço o blog, peço ajuda aos amigos, porque, tenho que pelo menos pensar neste futuro. Não para que tudo seja feito do meu jeito, mas que pelo menos ele seja planejado.

Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem meios para concluí-la?                                                                           Lucas 14:28

     Continuo a postar somente algumas perguntas por dia, senão, vai ficar parecendo correção de prova e isso definitivamente não é legal kkk  Me esqueci de postar ontem que essas perguntas foram retiradas do livro Guia para Trabalhar os Passos de Narcóticos Anônimos, não são da minha cabeça.
     
     Então agora vamos ao inventário de ontem.

     Como prometi informá-los, liguei novamente a meu médico e nada dele me atender. Pedi para a minha tia ir falar com ele e a secretária disse que não adiantaria, e por fim, pedi para Pastora da minha igreja, que foi na minha primeira consulta com ele, ir até lá, e entender o porquê da necessidade de eu ir pessoalmente ao consultório, sem contar, que mandei um e-mail também solicitando tal informação, já que percebo uma grande dificuldade do mesmo em me ligar. Novamente amanhã eu continuo com os próximos capítulos dessa novela mexicana.
     Tive uma noite muito bem dormida, mas me dei o direito de dormir quase toda tarde já que na segunda feira acaba minhas “férias” com a minha família e voltarei à rotina da clínica e lá não tem essa de ficar dormindo à tarde. É palestra atrás de palestra.
     Durante o período da manhã passei um tempão conversando com um amigo que está passando pelo mesmo problema que eu, e vejo que a minha internação valeu para que eu possa falar com propriedade sobre a dependência química.
     À tarde fiquei lendo livro de estorias para os meus sobrinhos. O titio perfeito, alguns devem estar pensando, mas não, tenho muitos defeitos sim, mas tenho prazer em fazer isso com eles. O amor que eles me transmitem não tem preço. Sentirei saudades desses dias.
     Recebi uma mensagem muito linda de um amigo que me solicitou para que eu também falasse das noites maravilhosas que eu tive nas baladas GLS quando eu  utilizava drogas. Então vamos lá.
     Sem sombras de dúvidas eu estaria sendo mentiroso se falasse que não foi bom usar drogas.
 CLARO QUE FOI.
 Mas isso no começo!!!
 Eu não quero ser em nenhum momento moralista. Conheço inúmeras pessoas que usam drogas controladamente, mas escrevo este blog para dizer que eu não sou uma delas. EU não me contentava com um ecstasy, uma vodka, um baseado, um Gi. Eu queria vários, e isso me levou a onde eu estou. Pode ser que muitos passem por esta “fase” sem um prejuízo maior. Eu acredito nisso, mas eu não sou um desses felizardos.
Tomem cuidado. Eu usei dos 14 aos 37 “controladamente”, para chegar aonde cheguei. Esta doença é progressiva. A definição de controladamente fica por conta de cada um.
      Lembro-me que sempre era inconveniente (mas na época eu não enxergava isso): fiquei várias vezes desmaiado durante a balada não aproveitando a minha noite e o pior, não deixando os meus amigos aproveitarem; chegava todo bonitinho e no meio da noite estava suado, com o nariz escorrendo; perdia a comanda e mobilizava todos a procurarem comigo; passava mal e vomitava pelos quatro cantos e ainda achava bonito; fiquei uma vez em um after das 7 as 11 totalmente paralisado porque ao invés de cheirar uma droga eu cheirei outra, e este mesmo amigo, ao qual eu estou respondendo, ficou cuidando de mim já que eu não era capaz nem de andar.
 Será que isso era aproveitar a noite?
     Quem dera eu tivesse a maturidade que eu tenho hoje e não precisasse de nenhuma droga. Ninguém perde o controle da vida de um dia pro outro, mas, escutem seus familiares e amigos, eles são os melhores sinalizadores. Lembro-me da Marcelona em uma sala VIP dessas casas noturnas que eu frequentava dizendo “Não faz a baiana bee”. Quem me dera eu a tivesse ouvido.

O caminho da felicidade não é reto. Existem curvas chamadas equívocos. Semáforos chamados amigos. Luzes de freio chamados família, e tudo sai bem se você tiver um estepe chamado amor, um bom seguro chamado fé, abundante combustível chamado paciência e acima de tudo um condutor chamado Deus.
     Meu querido amigo. Não posso negar que fui muito feliz com tudo o que passei e vivi, mas o preço que pago hoje é muito alto. Vivo o jargão que MENOS É MAIS. Nem todas as pessoas sofrem da doença de adicção como eu sofro, mas mesmo as que não sofrem e passam pelas situações que eu passei acima, tomem cuidado. Quase ninguém nasce diabético!!!! Para bom entendedor pingo é letra.

     Ponto negativo do dia:  Não confiei que Deus pudesse resolver o que eu não posso e me refugiei através do sono durante a tarde.
              Ponto positivo do dia: Intimidade com meus sobrinhos ao contar a eles as estorinhas.

                     Infinitas boas 24 horas.





2 comentários:

  1. Bom hj nAo vou escrever mtooo nAo só vou deixar esse comentário pra vc saber q passei por aki e mas uma vez aprendi mto com sua experiência e história de hj.... Como vc mesmo mencionou tdo o q vc viveu e já "aprontou" ate um tempo atras na hra pode ate ter sido algo legal, gostoso e divertido porém toda ação gera uma reação, tdo tem conseguencias nda termina em uma única noite, e nem de resume em um único momento precisamos pensar de estamos preparados pra viver as conseguencias das nossas ações....

    Podemos escolher o q vamos plantar porém somos obrigados a colher o q plantamos ....

    ResponderExcluir
  2. força, estamos torcendo beijos!!!

    ResponderExcluir